As 4 Fases
Alívio: as primeiras sessões de tratamento aliviam a dor, reduzem a tensão e acalmam os músculos sujeitos ao stress. Não resolvem necessariamente o problema, mas aliviam os sintomas e o paciente sente-se melhor.
Correção: Quando a dor diminui o terapeuta pode actuar sobre a causa subjacente, a fim de evitar a reincidência do problema. A acção corretiva implica retonificar os músculos, descongestionando um sistema linfático preguiçoso ou libertando fibras magoadas ou feridas.
Fortalecimento: É importante numa zona muito lesada. A fraqueza no local afectado pode significar problemas recorrentes no futuro. Por exemplo, as lesões provocadas pelo desporto podem causar problemas muito depois de curadas, se a lesão e um longo período de recuperação tiveram enfraquecido os tecidos circundantes. A massagem pode fortalecê-los, permitindo-lhes fornecer adequado apoio quando a lesão tiver sido curada.
Manutenção: É tanto a fase final da cura como o primeiro passo da prevenção. Recomendam-se tratamentos à base de massagens ocasionais para controlar os problemas de saúde e evitar que se transformem num autêntico quebra-cabeças.
Número de Sessões a Recomendar
Tantas quantas o paciente desejar, caso se trate da massagem de manutenção e de prevenção, ou se a massagem estiver a ser indicada por causa de um problema específico, o número de sessões depende de vários fatores.
Problemas que pode Aliviar
A massagem pode tratar muitas queixas e aliviar inúmeros problemas. Contudo, é particularmente recomendada para casos de stress, insónia, depressão e problemas circulatórios. É igualmente excelente para o alívio de músculos doloridos e tensos, artrites, reumatismo e ciática entre outros.
Pode igualmente ser bastante útil em casos de certas perturbações digestivas, tais como o síndroma de cólon irritável e obstipação e também nas mulheres com problemas de SPM ( Síndroma Pré Menstrual ).
Sem comentários:
Enviar um comentário