Massagem Pré-Natal
Concebido a pensar no bem estar da mamã, a massagem pré-natal foi especialmente concebida para mulheres grávidas, no segundo ou terceiro trimestre, com o intuito de relaxar, acalmar os nervos, aliviar pernas cansadas, dores de costas e musculares, resultantes do peso entretanto acumulado. Um mimo especial para ser desfrutado da cabeça aos pés…
Para Mamãs Relaxadas
A partir do segundo e terceiro semestre, a gravidez faz-se sentir a vários níveis – físicos e emocionais – e uma massagem pré-natal é uma excelente forma de uma pré-mamã se mimar um pouco, ao mesmo tempo que alivia as dores corporais e o cansaço que caracterizam qualquer gravidez. Para além dos seus benefícios físicos, a massagem pré-natal também permite à mulher um alívio do stress e ansiedade acumulada, assim como a sensação de que está saudável e a cuidar-se, o que faz sempre maravilhas à autoestima. O toque carinhoso e suave de uma massagem pré-natal é ainda uma forma de apoio moral e emocional para as grávidas.
Vantagens De Uma Massagem Pré-Natal
São muitas as alterações que acontecem no corpo de uma mulher durante a gravidez, algumas dolorosas, outras desconfortáveis. E é precisamente aí que entra a massagem pré-natal com as suas muitas vantagens, todas elas fonte de alívio e descontração:
- Combate o stress
- Diminui os níveis de ansiedade
- Acalma o sistema nervoso
- Melhora os padrões de sono
- Estimula diferentes glândulas, responsáveis pela regularização dos níveis hormonais
- Permite o relaxamento total
- Combate o cansaço
- Alivia o desconforto corporal
- Diminui as dores de pescoço e costas
- Alivia as pernas cansadas/pesadas
- Diminui o inchaço
- Melhora a elasticidade da pele, o que pode ajudar a reduzir as estrias
- Ajuda a manter a boa postura
- Combate e previne as dores de cabeça
- É ótima para a flexibilidade, principalmente dos músculos que serão necessários utilizar no parto
- Alivia as dores pélvicas/das ancas
- Melhora a digestão
- Estimula os sistemas circulatórios e linfáticos, o que assegura a circulação sanguínea para mãe e bebé
- Proporciona um sentimento de leveza
Posicionamento Perfeito
No que toca à massagem pré-natal, o posicionamento é muito importante, uma vez que nem todas as mulheres se sentem confortáveis estarem deitadas de barriga para baixa (não apenas devido ao tamanho da barriga, mas também à sensibilidade dos seios), por isso, existem mesas de tratamento com aberturas especificamente concebidas para essas duas zonas do corpo. Em alternativa, a mulher pode deitar-se de lado, com almofadas de apoio debaixo da cabeça e entre as pernas. Quando a mulher estiver deitada de costas, normalmente também se colocam almofadas de apoio debaixo dos ombros e dos joelhos – de forma a assegurar o máximo de conforto e segurança.
Movimentos Suaves
Se a massagem pré-natal tivesse que ser descrita numa única palavra, essa seria “suave”. A essência desta massagem são os seus movimentos tranquilos e suaves, que percorrem o corpo da mulher de forma a aliviar as tensões acumuladas e as dores musculares. Por motivos óbvios, a zona da barriga é evitada, assim como são as técnicas de pressão e de massagem mais profundas e intensas. Existem alguns pontos de pressão do corpo (nomeadamente nos pulsos e tornozelos) que não podem ser massajadas numa mulher grávida, uma vez que podem induzir o parto e/ou um aborto espontâneo. Se a qualquer momento durante a massagem pré-natal sentir dor ou incómodo, informe imediatamente o terapeuta, pedindo-lhe para parar.
Cuidados Especiais
Antes de efetuar qualquer massagem pré-natal fale previamente com o seu médico assistente para certificar-se que é seguro fazê-la. Por norma, a massagem pré-natal só é aconselhada uma vez concluído o primeiro trimestre da gravidez. Para além disso, deve assegurar que o terapeuta do spa onde irá efetuar a massagem pré-natal é certificado neste tipo de tratamento. Quando em dúvida sobre a escolha do spa, peça referências a amigas que já tenham beneficiado de uma massagem pré-natal.
fonte viverspa.com
Sem comentários:
Enviar um comentário