A linfoterapia é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa. É uma técnica que tem como objectivo, esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonados.
É a técnica mais empregada e que obtém os melhores resultados actualmente, tanto no tratamento como na prevenção de edemas e linfedemas, baseada essencialmente na fisiopatologia do sistema linfático e absorve as experiências e conhecimentos mundiais mais actualizados em linfologia. Utiliza vários recursos fisioterápicos como: linfodrenagem manual ,enfaixamento compressivo funcional, cinesioterapia especifica,cuidados com a pele,auto massagem linfática e uso de contenção elástica.
A linfodrenagem manual é uma técnica complexa, representada por um conjunto de manobras específicas, que actuam sobre o sistema linfático superficial, visando drenar o excesso de líquido acumulado no interstício, nos tecidos e dentro dos vasos. Como 60% da linfa existente no corpo circulam em níveis superficiais, a drenagem é feita com uma massagem suave, lenta, sem qualquer pressão na derme.
Áreas de intervenção da Linfoterapia
A linfoterapia é empregada especificamente no pós operatório de cancro de mama ,pescoço, língua e garganta. É uma técnica de drenagem linfática, baseada essencialmente na fisiopatologia do sistema linfático.
Quando tratar ?
Os pacientes devem ser tratados após a alta hospitalar e mediante autorização médica. O tratamento precoce combate o edema e previne o linfedema e aderências cicatriciais, que limitam o movimento articular e reduzem a força muscular.
Linfodema, o que é ?
É uma patologia crônica caracterizada pela acumulação de líquidos e proteínas no interstício e principalmente no tecido subcutâneo causado por distúrbios na circulação linfática e manifestada pelo aumento progressivo de volume a uma determinada região.
Efeitos:
Aumento progressivo da formação de linfa
Deslocamento da linfa e do fluido tecidual
Relaxamento e /ou amolecimento do tecido conjuntivo alterado
Reabsorção do edema (venoso, linfático)
Promove relaxamento
Sem comentários:
Enviar um comentário