A Massagem Sueca deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia, tendo sido sobretudo no início do séc. XIX que esta técnica voltou às "luzes da ribalta", tornando-se popular na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Per Henrik Ling que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem aprendida na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca, porém em muitos países da Europa bem como alguns da América do Norte e Sul ficou também conhecida como massagem clássica.
A Massagem Sueca consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração. Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção. Os efeitos da massagem clássica podem ser divididos em: circulatórios, neuromusculares, metabólicos e reflexos.
Os Efeitos
Os Efeitos
Os Efeitos Circulatórios:

Os Efeitos Neuromusculares:

Bell defende o repouso intercalado com a massagem, ao invés do repouso isolado para o alívio da fadiga muscular. Segundo os pesquisadores Kellog e Despard, a massagem produz um aumento do músculo, tornando-o mais firme e elástico. Entretanto Mennel não concorda que a massagem aumente a força muscular e salienta que a massagem não é substituto do exercício. A massagem não aumenta a força e nem o tónus muscular. A força desenvolve-se nos músculos que estão a se contrair activamente, preferivelmente contra a resistência. Outro efeito da massagem que gera controvérsia é a acção que este recurso promove na recuperação da musculatura após actividade física. Muitos autores acreditam na efectividade dessa modalidade terapêutica após uma actividade física intensa, promovendo uma recuperação muscular mais rápida, além da diminuição da dor. Estes estudiosos acreditam que existe poucas evidencias que sustentam essa tese. Contudo, além da explicação fisiológica do alivio da dor via massagem, o efeito psicológico desencadeado pelo toque, além do efeito relaxante associado, tem grande influencia nesse processo.
Os Efeitos Metabólicos:

Efeitos Reflexos:

O método baseia-se na premissa da existência de zonas reflexas na pele, que quando comprometidas, refletem alterações decorrentes de vários órgãos viscerais, e a sua manipulação pode interferir nesse processo.
Sem comentários:
Enviar um comentário